Cenários 2019 - "AQUELES TRISTES DIAS"

 

Integrado nos Cenários - XIV Mostra de Teatro do Concelho de Loulé, organizado pela Câmara Municipal de Loulé, o grupo TAL - Teatro Análise de Loulé da Casa da Cultura irá apresentar no próximo dia 16 de Março pelas 21.30 no Cine-teatro Louletano a sua mais recente produção.

"Aqueles tristes dias..."

texto de António Clareza com encenação de Mariana Teiga

Aqueles tristes dias - cartaz


Após a estreia, o elenco de "Aqueles Tristes Dias" irá dar continuidade à sua digressão ao subir ao palco da Casa  do Povo de Querença no dia 17 de Março pelas 17 horas, naquela que será a segunda participação do Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé no "Cenários 2019".

Esta peça retrata o nosso Portugal em finais da década de quarenta. Mais precisamente na aldeia do Sol Postinho. Aleixo ainda deambulava pelas feiras declamando aqui e ali as suas quadras que eram sempre muito admiradas por onde quer que passasse. Na aldeia do Sol Postinho residia uma família cujos problemas de vida eram semelhantes a tantos portugueses espalhados do Algarve ao Minho. Assim, Rosa Maria, uma das personagens desta história passada em muitos dias tristes dessa época, pretende obter o diploma da 4ª classe para poder ajudar a sua pobre mãe que nunca deixa de frisar que é analfabeta porque teve de cuidar de três irmãos, em virtude dos pais trabalharem de sol a sol para ganhar uns míseros escudos com que alimentavam a família. Rosa Maria consegue obter o diploma da 4ª classe o que a leva até Lisboa como serviçal de uma família abastada. Mas ali, estava destinada a que os seus dias passassem a ser ainda mais amargos. Durante o desenrolar da história, a prostituição obrigada, a guerra colonial, a prisão do Tarrafal, a censura e um sem número de situações que levaram milhões de portugueses a deixar a sua pátria a troco de sacrifícios inimagináveis, levam a que cada um de nós lhe venha à memória algo escutado muitas vezes a vários familiares que passaram por Aqueles...tristes dias. Mas quem sabe... se à aldeia do Sol Postinho outros poentes e amanheceres não virão a ser de alegria...

 

 

 

 

 

 

 

Actividades:

Iniciativas:

Adicionar novo comentário

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas web e endereços de e-mail são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.
CAPTCHA
Este teste serve para verificar se é um visitante humano, e para prevenir o spam,
Image CAPTCHA
Introduza os caracteres da imagem.