Literatura

POETRY SLAM

Poetry Slam banner

A Casa da Cultura de Loulé recebe no próximo dia 25 de Junho (Rua 5 de outubro nº36) a partir das 21:30H a primeira eliminatória do evento Poetry Slam. O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, um tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações.

Este evento é gratuito e aberto à participação da comunidade.

Esta eliminatória do poetry slam é uma iniciativa do coletivo “Poeta Qu’’ Pariu”à qual a Casa da Cultura se associou. 

LANÇAMENTO DO LIVRO - "TAÍS E RAJA, O PORTAL MÁGICO"

Amanhã dia 22 de Março pelas 19h a Casa da Cultura de Loulé terá o prazer de receber a sessão de lançamento do livro infanto-juvenil “Taís e Raja, O portal Mágico” da autora Fúlvia Almeida Baião.

SINOPSE do LIVRO

De mil em mil anos nasce alguém com o dom de tornar o mundo um lugar melhor, mais justo. Não se trata de um super-herói, mas sim de uma pessoa “comum” a quem cabe uma missão, que nem ela sabe que a tem (nem poderá saber).

Taís nasceu no Dia para Além do Tempo.Um dia que não consta no calendário do Homem. Agora, com a ajuda de um gato muito especial, está destinada a viajar através de um portal mágico que a transporta para países longínquos onde há mistérios por desvendar e crimes por resolver. 

A primeira aventura de Taís e Rajá (o gato) passa-se na Tunísia. É lá que a adolescente e o seu gato vão parar, depois de terem sido “sugados” por um vendaval. É na Tunísia que os mistérios se sucedem e o perigo espreita a cada esquina! Taís e Rajá só poderão voltar a casa quando resolverem tudo o que há para resolver.

Repleta de enigmas e momentos emocionantes, a história promete agarrar os leitores da primeira à última página e fazê-los acreditar na magia da vida!

BIO da AUTORA

Fúlvia Almeida Baião é formada em Ciências da Comunicação e frequenta atualmente a Pós-graduação em Ação Humanitária, na Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve. Trabalhou durante muitos anos, a tempo integral, como jornalista em diversos meios de comunicação nacionais e regionais, tendo passado pela TVI e pela RDP Antena 1 e sido, durante cinco anos, Diretora de Antena na Rádio Universitária do Algarve (RUA FM). Atualmente, para além de dar formação, dedica-se à produção de documentários e é agente cultural, sendo responsável pela dinamização de diversos eventos na área da Cultura. Apaixonada pela arte, tem uma vasta formação em escrita criativa, teatro e movimento e já pisou o palco vezes sem conta.

A escrita é para ela uma forma de expressão única e incomparável. E para escrever, viaja, observa o mundo e conversa com as pessoas, memorizando sons, sensações e paisagens. Nasceu nas planícies do Alto Alentejo, perto de Évora, mas vive em Faro, no Algarve, onde o mar e o sol lhe dão inspiração.

O Portal Mágico é a sua primeira aventura no mundo da escrita, mas já se encontra a produzir um segundo livro. Desta vez, o público poderá esperar um emocionante romance que viaja entre Portugal, Índia e Guiné-Bissau. 

 

capa livro TAÍS E RAJA, O PORTAL MÁGICO

TRAZ OUTRO LIVRO TAMBÉM

TRAZ OUTRO LIVRO TAMBÉM

Traz Outro Livro Também é uma actividade ligada à literatura que, em novembro, a Folha de Medronho realiza em estreita e prazerosa parceria com a Casa da Cultura de Loulé.

Um ponto de encontro, um convite para um momento de cumplicidades entrelaçadas. Cada um é livre de partilhar excertos de textos, poemas, rimas, trazendo aos restantes um pouco de si, e tantos autores, cantautores…

É também um momento que revela as nossas escolhas. E as nossas escolhas…influenciam certamente o lugar onde vivemos.

Façam os livros saltar das estantes, da mesa de cabeceira, e venham daí para um fim de tarde outonal acolhedor.

Será uma alegria que nos juntemos na Casa da Cultura de Loulé, rua 5 de Outubro 36, 8100-683 Loulé (rua das lojas), dia 25 de novembro às 17H.

A moderação será de Sérgio Sousa e João de Mello Alvim.

+Infos e Inscrições

folhademedronho@folhademedronho.com

919189999 | 939861985

"ABRAÇAR A POESIA IV"

Abraçar a Poesia IV - CC Loulé e Os Barões

A Casa da Cultura de Loulé e a associação "Os Barões", irão realizar mais evento da sua iniciativa conjunta, “Abraçar a Poesia”

Este será o 4º “Abraçar a Poesia”, encontro de poetas do concelho de Loulé e irá decorrer no salão Paroquial da Tôr, no próximo dia 3 de Junho de 2023 pelas 15H. 

Estes encontros visam em particular estimular a criatividade, valorizar a produção literária e permitir a troca de palavras em forma de poesia, entre o poeta e os presentes na assistência.

Neste “Abraçar a Poesia IV” iremos homenagear o poeta, António das Dores do Espargal.

COM PASSO DE ESCRITA PALAVRAS QUE HABITAM A CIDADE

Cartaz - COM PASSO DE ESCRITA PALAVRAS QUE HABITAM A CIDADE

Um percurso de escrita criativa e intuitiva, guiada pela artista e escritora Maria Adelaide Fonseca

 

“O olhar percorre as ruas como páginas escritas…” Italo Calvino em Cidades Invisíveis.

 

O encontro de cada um com as palavras que habitam a cidade. Palavras estas que ao ressoarem com o nosso património interno fazem-nos o convite para que as escrevamos de uma forma sensível. Este é o mote para a oficina Com Passo de Escrita, que pretende levar a vivenciar a cidade de uma forma única. As ruas, as lojas, as pessoas, os detalhes, a arquitetura, a arte, os sentidos, as sensações e as cores serão pontos de partida inspiradores para descobrir a cidade na ponta duma caneta. 

A artista e escritora Maria Adelaide Fonseca conduzirá este percurso especial, promovido pela Bolota-Criatividade em Movimento com o apoio da Casa da Cultura de Loulé. INSCRIÇÕES NESTE LINK

 

Dia: 22 de Abril 2023

Hora: 16h00

Ponto de encontro: Em frente à sede da Casa da Cultura de Loulé

Material: Caneta(s) e caderno de capa dura, para ser possível escrever facilmente em pé. Calçado confortável.

Duração: 1h30min

Objetivos:

- Conhecer, experimentar e descobrir as potencialidades da escrita criativa e intuitiva

- Vivenciar a cidade de forma criativa e única

 

Destinatários:

- A partir dos 16 anos e domínio da língua portuguesa;

- Para quem gosta de escrever e secretamente, ou não, escreveu ou ainda escreve em diários, folhas avulsas, notas e rabiscos;

- Para quem acha que não tem jeito nenhum para a escrita, mas gostaria de desbloquear essa área, através dum processo criativo e intuitivo;

- Para quem quer fruir da cidade de uma forma criativa e intuitiva;

- Para quem é curioso pelo processo criativo e intuitivo.

Páginas

Subscribe to RSS - Literatura