FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2024

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 6.ª edição nos dias 24, 25 e 26 de março de 2024, novamente na cultural cidade de Loulé. 

CARTAZ FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2024

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2024 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.  

Na presente edição, o FITA apostará em artistas maioritariamente nacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas internacionalmente, numa clara aposta em divulgar o enorme talento e excelente qualidade dos instrumentistas de metal do nosso país. O que é Nacional, é bom! 

Algumas das presenças já confirmadas em concerto são o decateto de metais Portuguese Brass, o qual conta já com 13 anos de carreira a conquistar públicos diversos, pautada pela excelência artística enquanto ambição que o motiva e sonoridade ímpar enquanto principal particularidade; o lendário Grupo de Metais do Seixal – Quinteto de Metais, detentor de uma renomada carreira que desde 1989 habituou o panorama musical português a concertos de magnificência, assim como tem desempenhado um papel fundamental na formação de músicos de metal em Portugal, através da realização de masterclasses um pouco por todo o país e da organização de masterclasses com músicos de elevado reconhecimento internacional.

Outra das presenças já confirmadas no FITA 2024, com concerto integrante na tour de apresentação do novo álbum Caminho, é o versátil e emergente projeto IGNITION! Composto por quatro músicos provenientes de carreiras cimentadas a nível nacional e internacional, que se uniram em 2022 num projeto para interpretar música de nossa autoria repleta de influências de vários estilos musicais, desde o jazz até ao rock, passando pelos ritmos vivos do World Music, pela energia da música funk, incluindo também a música comunicativa do free jazz.

 As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros.  

Last, but not least: O Concerto Trumpet Ensemble Reunion! Já reconhecida como a rubrica mais inclusiva do FITA, este concerto reúne em palco Ensembles de Trompete oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé, mas não só! Para a edição de 2024, o Concerto Trumpet Ensemble Reunion tem reservada uma surpresa que promete revolucionar o panorama artístico nacional. Estejam portanto preparados para a apresentação exclusiva e em primeira mão, de um projeto de música de câmara para metais, em estreia absoluta!

Está ainda prevista uma conferência, ministrada por Dr. David Burt, a qual retratará todo um resultado da sua investigação e mais recente edição/publicação, da música escrita para a Charamela Real Portuguesa e evolução da sua história entre os séculos XVIII e XX.    

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

 

INSCRIÇÕES PARA AS MASTERCLASSES NESTE LINK. POR FAVOR SIGA AS INSTRUÇÕES DO FORMULÁRIO

ANDEBOL 2 E 3 MARÇO

ANDEBOL 2 E 3 MARÇO CC Loulé

ANDEBOL 24 E 25 FEVEREIRO

ANDEBOL 24 E 25 FEVEREIRO CC Loule

ANDEBOL 17 E 18 FEVEREIRO

ANDEBOL 17 E 18 FEVEREIROANDEBOL 17 E 18 FEVEREIRO

BOARDGAMERS ENCONTRO DE FEVEREIRO

Aproxima-se a quinta-feira do mês em que os jogos de tabuleiro e o convívio assumem lugar de destaque na Casa da Cultura de Loulé. Será na quinta-feira dia 22 de Fevereiro das 20h às 24h na Casa da Cultura (rua 5 outubro nº36), em mais um evento organizado pelos Boardgamers de Loulé.

Os Boardgamers são uma secção da Casa da Cultura de Loulé, que dedica a sua atividade à promoção dos jogos de tabuleiro modernos, e realizam um encontro mensal aberto à população, na penúltima quinta-feira de cada mês na Casa da Cultura de Loulé.

BOARDGAMERS ENCONTRO DE FEVEREIRO

Páginas

Subscribe to Casa da Cultura de Loulé RSS