Audiovisuais

SESSÃO DE CURTAS DOCUMENTAIS | 22 DE NOVEMBRO 16H30

Neste Sábado, dia 22 de Novembro, às 16h30, a Casa da Cultura de Loulé recebe esta SESSÃO DE CURTAS DOCUMENTAIS.

Para quem ainda não assistiu às três curtas, dedicadas à proposta visual do Centro de Interpretação da Rota dos Poços dos Gorjões, pode agora participar na última sessão desta programação fílmica, no âmbito do Programa TeMPo de Património, da Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC).

A ACMJPC convidou alguns artistas a produzir curtas documentais sobre a criação de um Centro de Interpretação da Rota dos Poços dos Gorjões, a instalar no antigo lavadouro público da Fonte Santa. Depois da apresentação das curtas nos Gorjões e em São Brás de Alportel, é a vez de as vermos na sede da Casa da Cultura de Loulé.

Para além das três curtas produzidas, é também apresentado, em extra-sessão, o documentário «Há Espiga?!», da jovem e premiada realizadora Ana Beatriz de Jesus.

No final decorre uma conversa com os autores. Contamos convosco!

Classificação: Todos | Entradas: gratuitas

 

PROGRAMA TeMPo de Património (Território + População + Património)

Apoio anual: CCDR Algarve | Colaboração: Casa da Cultura de Loulé

Cineastas: Sofia Guerreiro | Adolfo Pinto Contreiras | Ana Beatriz de Jesus

Produção técnica: Adão Contreiras | Coordenação geral: Helder Raimundo

CINEMA - NO BARROCAL DO ALGARVE 2ª EDIÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo a Casa da Cultura de Loulé recebe o evento da  da Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras  "Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: Memórias e Etnografia do Algarve".

Depois do êxito da «Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: Memórias e Etnografia do Algarve», realizada no ano passado, a Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) vai desenvolver, durante o mês de outubro deste ano, o Projeto Cinema no Barrocal do Algarve: pelos trilhos do património cultural imaterial.A 2ª edição pretende divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores e semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais, através das suas propostas de cinema doméstico, familiar, de ensaio ou experimental.Esta iniciativa da ACMJPC é parte integrante do seu programa estruturante de constituir um arquivo de cinema documental, com vista à criação de um Centro de Documentação Fílmico do Algarve, em formato digital, disponível para mostras, concursos e exposições nas áreas da multimédia e dos cruzamentos disciplinares.O Cinema no Barrocal do Algarve é apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve e desenvolvido em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.No presente contexto, a 2ª edição percorre quatro locais de interesse para os autores ou elementos documentados, nos concelhos de Faro, Loulé e São Brás de Alportel: Gorjões (dia 7, no Espaço Sociedade); Loulé (dia 13, na Casa da Cultura); Santa Bárbara de Nexe (dia 15, na Junta de Freguesia); e São Brás de Alportel (dia 21, no Museu do Traje). As sessões, com a duração de cerca de 60 minutos, contam com a presença de alguns autores para conversar no final.

Coordenação e produção: Adão Contreiras e Helder Raimundo.

Cinema no Barrocal do Algarve: pelos trilhos do património cultural imaterial

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL

A Casa da Cultura de Loulé, pretende relançar a oficina de Iniciação à Fotografia Digital, apresentando novo calendário.

Esta será uma oficina com uma forte componente prática, destinada a quem pretende iniciar-se na fotografia digital, ou para quem pretende conhecer e tirar o máximo partido da sua câmara fotográfica. Adquira as competências técnicas fundamentais da fotografia que lhe permitem o controlo da sua câmara, conheça técnicas fotográficas e expanda a sua criatividade.

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL

 

Mais informações e formulário de inscrição através deste link.

Datas: 21, 28 Maio 4 de Junho

Horário: 13h:30 – 18h:30

Requisitos: Câmara fotográfica com modo manual.

Duração: 15h. 

Valor: 150€

Formador: Paulo Côrte-Real, fotógrafo com vasta experiência, docente e formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

CICLO CINEMA - GUERRA COLONIAL - "AS DUAS FACES DA GUERRA"

ciclo filmes CCL 2023

É já amanhã dia 28 Abril pelas 20:30H que a Casa da Cultura de Loulé irá iniciar a apresentação de um ciclo de filmes, dedicados à temática da guerra colonial.

Nesta primeira data o filme a ser apresentado será “As Duas Faces da Guerra”, um filme de 2007 da autoria de Diana Andringa e Flora Gomes. Após o filme será promovido um espaço de opinião e debate.

A NOITE EM QUE O OLHAR FALOU

A Casa da Cultura de Loulé recebe no próximo dia 20 de Abril pelas 21H a apresentação da curta metragem ”Escutando o Teu Olhar” da autoria de Miguel Veiga.

"Escutando o teu olhar", parte da premissa "se o meu olhar falasse, o que diria?". Através da lente do realizador, é captado o olhar de 7 mulheres, com textos das próprias, nos quais se desvendam os seus pensamentos, as suas interrogações e o sentir de cada uma. Ao longo da noite haverá também declamações de poemas por parte de alguns elementos do Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé.

A entrada será livre.

"ESCUTANDO O TEU OLHAR" CC Loulé

Páginas

Subscribe to RSS - Audiovisuais