Audiovisuais

Ciclo de Cinema - Sessão #001 (Dia Mundial do Teatro)

 

“Não gosto até da palavra espectador. Ou melhor, da palavra eu gosto. Não gosto é do público, da palavra "público" é que não gosto muito. Porque públicas são as cadeiras do cinema; são públicas. Agora, as pessoas que se sentam nelas, são pessoas, verdadeiramente pessoas, e cada um é distinto do outro.” 

Manuel de Oliveira 

cartaz ciclo de cinema CCL sessão 1

A declaração do cineasta Manuel de Oliveira sublinha que cada existência terá uma visão diferente sobre uma mesma manifestação artística.

O objectivo deste Ciclo é justamente unir o prazer e a apreciação do cinema com reflexões sobre o mesmo, num ambiente informal onde a leitura particular de cada obra se priveligia e se enriquece na troca com o público. Cada sessão será apresentada por um convidado e no final de cada sessão poder-se-á debater sobre a obra visionada e unir 'existencias' enquanto amantes de cinema.

O Ciclo de Cinema Casa da Cultura de Loulé ocorrerá regularmente cada 1º e 3º Domingo de cada mês, salvo excepções e podendo existir sessões com formatos diferentes e que interajam com outras áreas.

 

Sessão #001:

27 Março - 2130H - Casa Cultura Loulé

Convidado: TAL - Teatro Análise de Loulé

Filme: Excertos de filmagens de teatro

 

Aproveitando a comemoração do dia mundial do Teatro, escolhemos lançar este ciclo de cinema convidando o grupo de teatro - TAL a expôr algums excertos de filmes e experiências que no passado tiveram e a fazer a ponte entre essas duas artes que se encontram tão próximas, ou talvez tão distantes, que são o Cinema e o Teatro. 

Numa sessão de entrada livre, tentaremos perceber a importância de ambas no desenvolvimento do grupo através das épocas e de que forma olharão para o futuro, deixando em aberto este ciclo de cinema a que a Casa da Cultura de Loulé se propõe e que pretende que seja algo livre e sobretudo inspirador.

 

Bilhetes: Entrada livre

Duração: 90 minutos (aprox.)

Black, Grey, White, Red, and Black again

 

A Casa da Cultura de Loulé e a Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Loulé, irão disponibilizar ao público entre os dias 28 Outubro e 25 de Novembro, a exposição "Black, Grey, White, Red, and Black again", no espaço de galeria C.E.C.A.L. localizado em pleno parque Municipal.      

Grey, White, Red, and Black again" é um trabalho fotográfico da autoria de Ana Perfeito e João Santos, que conta ainda com a colaboração de Roberto Gomes. Esta exposição resulta de um trabalho desenvolvido pelos autores ao longo dos últimos meses, na sala de fotografia da Casa da Cultura de Loulé, onde procuram simultaneamente dinamizar a fotografia em formato analógico. 

A exposição irá ser inaugurada no C.E.C.A.L. na sexta feira dia 28 de Outubro, pelas 18:30H.

 Black, Grey, White, Red, and Black again

 

Black, Grey, White, Red, and Black again 

Exposição de fotografias analógicas executadas no laboratório de fotografia da Casa da Cultura de Loulé.

Os autores utilizam a fotografia de bonecos para ilustrar o caráter cíclico de diversas situações pessoais, sociais e culturais.

A exposição é complementada por uma instalação de realidade virtual, fruto da colaboração com o artista Roberto Gomes, que permite a imersão num laboratório de fotografia virtual.

Entre a fotografia analógica e a realidade virtual, os artistas pretendem demonstrar que nenhum meio de expressão artística é obsoleto, menos relevante ou substituível, apenas fases de um ciclo.

2ª Mostra de Cinema Social do Loulé Film Office

 

A Casa da Cultura de Loulé irá receber no próximo dia 6 de Janeiro pelas 21h, um dos eventos da 2ª Mostra de Cinema Social, cuja organização pertence ao Loulé Film Office.

 cartaz

6 JANEIRO 21H - CASA DA CULTURA DE LOULÉ

Apresentação do Filme- Yellow Fever (EUA)

Os quatro cantos da área assentam no mais rico corredor energé7co da América do Norte. Carvão, Gás Natural, Petróleo e Urânio foram extraídos desta terra durante décadas, mas não sem consequências. Este documentário de uma hora explora o legado e o futuro potencial da mineração de Urânio na nação Navajo e arredores, pelos olhos de uma jovem Navajo.

Ciclo de Cinema Agitações exibe o filme "Introdução à Permacultura"

 

A  Casa da Cultura de Loulé é um dos parceiros do ciclo de cinema "Agitações" o qual irá exibir na próxima sexta, dia 30 de Outubro, pelas 21h00, o documentário: " Introdução à PERMACULTURA  -  ao qual se seguirá um debate e reflexão sobre a temática do filme. 

Esta actividade decorrerá no Centro Ambiental de Loulé (Parque Municipal junto ao parque infantil) "e integra-se no ciclo intitulado "AGITAÇÕES - Fórum de discussão por um futuro melhor"  

A permacultura é uma filosofia e método de  trabalho que integra, respeita a valoriza as dinâmicas  da natureza. É a utilização de forma sistémica, de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

Compareça e convide outro(a)s amigo(a)s.

 Cartaz "Agitações"

 

Ciclo de Cinema "Agitações"

 

cartaz ciclo de cinema agitações

 

Na sequência do 1º Ciclo de Cinema - Fórum sobre a Transição, realizado em Loulé de 4 de Agosto a 1 de  Setembro, por iniciativa de  um conjunto de entidades locais que repetiu ciclo idêntico realizado em Faro pela Cooperativa ECOS, NEW Loops - Associação, GLOCAL Faro e Cineclube de Faro, cinco das entidades organizadoras - Casa da Cultura de Loulé, ATENEU, Associação Almargem,  Clube de Rugby de Loulé e Município de Loulé -   vão agora realizar um novo ciclo intitulado "AGITAÇÕES - Forum de discussão por um futuro melhor". como consequência de algumas das propostas que emergiram dos debates realizados após a projecção dos filmes.

Embora de propósitos semelhantes aos do ciclo sobre transição, este ciclo incorpora temáticas mais diversas  e em alguns casos menos enquadráveis nas preocupações e abordagens  para práticas de transição, daí esta designação.

Seguindo o modelo anterior as sessões serão realizadas em diferentes locais. Veja cartaz em anexo com todo o programa.

Já na próxima sexta feira, dia 9 de outubro às 21h00, terá lugar no ATENEU, no inicio da Avenida José da Costa Mealha, a exibição do filme " O CAPITAL" de Costa Gavras, seguido de debate. 

O filme faz crítica ao poder do capitalismo financeiro e denuncia a subjugação dos cidadãos.

Páginas

Subscribe to RSS - Audiovisuais