Audiovisuais

EXPOSIÇÃO - "QuarteirÀdentro" POR NUNO GRAÇA

 

"QuarteiÀdentro" por Nuno Graça

 

 A Casa da Cultura de Loulé em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, irá realizar uma exposição de fotografia, da autoria de Nuno Graça, intitulada “QuarteirÀdentro”. A exposição inaugura no próximo dia 23 de novembro pelas 18H no C.E.C.A.L. (Parque Municipal de Loulé), onde ficará até ao dia 29 de Dezembro de 2018.

Esta exposição fotográfica pretende levar o observador numa viagem ao interior da cidade, onde o detalhe da arquitetura tradicional, casario branco, com casas pequenas com açoteias e quintais virados para dentro, ruas estreitas, por onde ainda se encontram algumas pinceladas de cor, no revestimento de algumas paredes com azulejo, nos grafitis nas velhas paredes ou em alguns muros da cidade.

Outro aspeto a evidenciar nesta exposição é a tranquilidade que a interioridade de Quarteira possui. A cidade à noite, misteriosa, serena e iluminada vista do mar, exalta a localidade, em contraste com a azáfama dos barcos, a algazarra das gaivotas estridentes, barcos que noite e dia, entram e saem da doca, asas que se agitam esvoaçando num bailado.

Do mesmo modo, não podia deixar de mostrar a presença das artes e ofícios associados à identidade piscatória, do remendar das redes, aos calafates, as mãos vincadas pelo tempo e trabalho árduo dos homens do mar.

As imagens procuram mostrar ainda a importância da religião nesta comunidade, onde a reverência à Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, está presente logo à entrada do Porto de Pesca de Quarteira. Nas celebrações religiosas, nas procissões, nas varandas decoradas em honra da Padroeira.

Esta exposição abre as portas à história da cidade, de sala em sala, parede em parede, a identidade da localidade revela-se em cada imagem, e em simultâneo a vida e a realidade muito própria da cidade de Quarteira.

“O discurso real da cidade emerge vivo, inunda o universo do lugar e não-lugar, cidade concreta e cidade imaginária, criando a identidade do local.” (Nuno Graça)

Esta iniciativa pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, e aos sábados, das 10h00 às 16h30.

CICLO DE CINEMA REFLETIR'ARTE

No seguimento da exposição "Real Imaginado" que se realizou na avenida José da Costa Mealha entre os dias no passado mês de Setembro, a Casa da Cultura de Loulé vai realizar um ciclo de cinema intitulado Refetir'Arte, que visa pensar / questionar as artes como forma de comunicação e expressão.

As sessões do ciclo de cinema irão decorrer no ATNEU de Loulé (situado na Avenida José da Costa Mealha, no centro da cidade) nos dias 15, 22 e 29 de Outubro pelas 21h. 

15 Outubro – “O Quadrado” de Ruben Ostlund
22 Outubro – “O Meu Tio” de Jacques Tati
29 Outubro – “A Paixão de Van Gogh” de Dorota Kobiela e Hugh Welchman
 

 

 ciclo de cinema Refletir'arte

Ciclo de Cinema LGBTI - 14 a 16 de Setembro

 Ciclo de cinema LGBTI

A Casa da Cultura de Loulé em parceira com a “Rede Ex Aequo” irá realizar pela primeira vez na cidade de Loulé um Ciclo de Cinema LGBTI. Esta será uma oportunidade de assistir a filmes de temática queer de forma gratuita, seguidos de um pequeno debate com pessoas especializadas nas temáticas.

Exposição - FOTOLITERANDO

 

A Casa da Cultura de Loulé e a Câmara Municipal de Loulé, promovem conjuntamente algumas exposições ao longo do ano. A próxima exposição que vos convidamos a visitar “FOTOLITERANDO”, da autoria de Fábio Eusébio e Helena Lourenço, como o próprio nome indica cruza a fotografia e a literatura num jogo de imagens e palavras.

A Casa da Cultura de Loulé e a Câmara Municipal convidam-no(a) a estar presente na inauguração da exposição que irá decorrer no próximo dia 22 de Setembro, no Centro de Experimentação e criação Artística de Loulé (Parque Municipal de Loulé) pelas 18H, onde ficará aberta ao público até ao dia 21 de Outubro.

 convite Fotoliterando

Ciclo de Cinema - Sessão #005 - Estômago

 

Cartaz Ciclo Cinema Casa Cultura Loulé sessão 05

 

O Ciclo de Cinema Casa da Cultura de Loulé ocorre regularmente cada 1º e 3º Domingo do mês, salvo exceções, podendo existir sessões com formatos diferentes e que interajam com outras áreas.

Nesta sessão que irá decorrer no dia 18 de Junho na sede da Casa da Cultura de Loulé a partir das 21H iremos apresentar o filme Estômago do realizador Brasileiro Marcos Jorge.

"No grande restaurante da vida existem aqueles que comem e aqueles que são comidos..."

Estômago é uma sátira colorida à sociedade apimentada de uma permissa tudo menos digna de menu e com intenção maldosa do 'chefe'. Terminando esta séria de filmes ligados à comida, do nosso país irmão, uma sobremesa imperdível. Comamos!

 

Duração: 1h40 minutos (mais conversa)

Bilhetes: 2 € Não Sócios | 1 € Sócios

Público: M/16

Páginas

Subscribe to RSS - Audiovisuais