Conferências

SEMINÁRIO "REVITALIZAR LOULÉ COM A COMUNIDADE"

 

banner seminário

 No seguimento das ações desenvolvidas ao longo das últimas semanas, que se têm focado nas temáticas da forma da cidade, como ela se organiza, se revitaliza e relaciona com o centro histórico, apresentamos o seminário “Revitalizar Loulé com a Comunidade”. O Seminário será realizado no próximo dia 2 de Junho a partir das 10h, no auditório da Biblioteca Municipal de Loulé.

Esta é uma parceria da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, através do CIAUD (GEU) com a Câmara Municipal de Loulé, a Escola Secundária de Loulé, a Casa da Cultura de Loulé e delegação de Loulé da ACRAL, no âmbito da investigação de doutoramento sobre "modelos de gestão participados na regeneração urbana dos municípios algarvios" da investigadora Lucinda Caetano.

 cartaz seminario

Ciclo de Cinema - Sessão #001 (Dia Mundial do Teatro)

 

“Não gosto até da palavra espectador. Ou melhor, da palavra eu gosto. Não gosto é do público, da palavra "público" é que não gosto muito. Porque públicas são as cadeiras do cinema; são públicas. Agora, as pessoas que se sentam nelas, são pessoas, verdadeiramente pessoas, e cada um é distinto do outro.” 

Manuel de Oliveira 

cartaz ciclo de cinema CCL sessão 1

A declaração do cineasta Manuel de Oliveira sublinha que cada existência terá uma visão diferente sobre uma mesma manifestação artística.

O objectivo deste Ciclo é justamente unir o prazer e a apreciação do cinema com reflexões sobre o mesmo, num ambiente informal onde a leitura particular de cada obra se priveligia e se enriquece na troca com o público. Cada sessão será apresentada por um convidado e no final de cada sessão poder-se-á debater sobre a obra visionada e unir 'existencias' enquanto amantes de cinema.

O Ciclo de Cinema Casa da Cultura de Loulé ocorrerá regularmente cada 1º e 3º Domingo de cada mês, salvo excepções e podendo existir sessões com formatos diferentes e que interajam com outras áreas.

 

Sessão #001:

27 Março - 2130H - Casa Cultura Loulé

Convidado: TAL - Teatro Análise de Loulé

Filme: Excertos de filmagens de teatro

 

Aproveitando a comemoração do dia mundial do Teatro, escolhemos lançar este ciclo de cinema convidando o grupo de teatro - TAL a expôr algums excertos de filmes e experiências que no passado tiveram e a fazer a ponte entre essas duas artes que se encontram tão próximas, ou talvez tão distantes, que são o Cinema e o Teatro. 

Numa sessão de entrada livre, tentaremos perceber a importância de ambas no desenvolvimento do grupo através das épocas e de que forma olharão para o futuro, deixando em aberto este ciclo de cinema a que a Casa da Cultura de Loulé se propõe e que pretende que seja algo livre e sobretudo inspirador.

 

Bilhetes: Entrada livre

Duração: 90 minutos (aprox.)

Apresentação do livro “Apesar de Ser Estranho”

 

Cartaz - livro "Apesar de ser estranho"

A Casa da Cultura inicia o ano de 2017 acolhendo uma sessão do lançamento do livro “Apesar de Ser Estranho”, da jovem escritora Algarvia Bárbara Cardoso. A sessão irá realizar-se na sede da Casa da cultura de Loulé (Parque municipal de Loulé) na próxima sexta-feira dia 06 de Janeiro pelas 20:30H.

 

 Sinopse:    Por breves momentos, todos os esgotos da vida têm razão de existência: ao menos servem para fazer poesia. Tretas! Tornam tudo válido.

    E não passam disso: tretas que estão no fundo de todos os fundos.

    E que bom é ouvir uma boa treta quando estamos nós no fundo de todos os fundos...'

 

Bárbara Cardoso

Bárbara Cardoso nasceu em Agosto de 1995, na cidade de Faro. Actualmente frequenta o curso de Artes Visuais, na Universidade de Faro, onde explora a sua outra paixão para além da escrita, as artes plásticas.

Desde muito cedo que escreve como refúgio para o mundo e encontra nela a melhor forma de lidar com as lombas da existência. Vê uma beleza inexplicável nas dores da vida e dá-lhes uma chance de serem apreciadas.

"Storytelling ao Luar" pelo Algarve Toastmasters Club

 

 banner toasmasters Casa da Cultura Loulé

 

A Casa da Cultura de Loulé irá na próxima sexta feira dia 17 de Junho, aliar-se à comunidade Toastmasters , recebendo pelas 21:29H na sede da associação uma sessão do Algarve Toastmasters Club, intitulada "Storytelling ao Luar". Este será um evento onde as histórias serão rainhas, pequenas, informativas, para rir e aprender.

Quer conhecer melhor a comunidade toastmasters siga este link.

O que poderá esperar de um evento Toastmasters?

Numa típica sessão Toastmasters irás falar em público, obter e dar feedback, liderar equipas e orientar outros para que alcancem os seus objetivos. 

Num ambiente de apoio mútuo, onde progressivamente se formam líderes que aprendem a contar as suas histórias, os membros ouvem e respondem de forma positiva, dão e aceitam feedback e constroem solidamente o seu caminho para a liderança e gestão de pessoas.

Apresentação do livro "Sombras de mim"

 

 cartaz

apresentação do livro

SOMBRAS DE MIM

de Cláudio Duarte

06 Junho 22H - Casa da Cultura de Loulé

 Sinopse do livro (sombras de mim)

Claudio Duarte, é um jovem angolano descendente de pais cabo-verdianos que viu reforçado em terras lusas o gosto de falar em português. Com apenas 14 anos percebeu que falar não chegava, e agarrou na inspiração que a música rap lhe deu para se fazer ouvir. Começou a escrever os primeiros textos com apenas 14 anos, alguns desses textos cantou, outros houve que guardou para si durante quase duas décadas. É aos 32 anos que descobre o conceito “Spoken Words”, uma forma de arte literária baseada na libertação das amarras da mente, em que o autor pode de forma livre falar em prosa ou em poesia num estilo que não deixa de ter musicalidade. É nos textos da presente obra, modestamente chamada de SOMBRAS DE MIM. Que se expõe num estado natural, revelando pensamentos do quotidiano, dos quais faz parte. Há portanto uma revelação total do autor que se entrega à obra e ao leitor de forma totalmente desmedida.

Ler esta obra é ler Cláudio Duarte, um ser pequeno feito para coisas grandes. Entra por nós adentro e fica, porque também nós nos revemos nele.

Por lara serafim

Páginas

Subscribe to RSS - Conferências