Formação

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2024

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 6.ª edição nos dias 24, 25 e 26 de março de 2024, novamente na cultural cidade de Loulé. 

CARTAZ FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2024

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2024 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.  

Na presente edição, o FITA apostará em artistas maioritariamente nacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas internacionalmente, numa clara aposta em divulgar o enorme talento e excelente qualidade dos instrumentistas de metal do nosso país. O que é Nacional, é bom! 

Algumas das presenças já confirmadas em concerto são o decateto de metais Portuguese Brass, o qual conta já com 13 anos de carreira a conquistar públicos diversos, pautada pela excelência artística enquanto ambição que o motiva e sonoridade ímpar enquanto principal particularidade; o lendário Grupo de Metais do Seixal – Quinteto de Metais, detentor de uma renomada carreira que desde 1989 habituou o panorama musical português a concertos de magnificência, assim como tem desempenhado um papel fundamental na formação de músicos de metal em Portugal, através da realização de masterclasses um pouco por todo o país e da organização de masterclasses com músicos de elevado reconhecimento internacional.

Outra das presenças já confirmadas no FITA 2024, com concerto integrante na tour de apresentação do novo álbum Caminho, é o versátil e emergente projeto IGNITION! Composto por quatro músicos provenientes de carreiras cimentadas a nível nacional e internacional, que se uniram em 2022 num projeto para interpretar música de nossa autoria repleta de influências de vários estilos musicais, desde o jazz até ao rock, passando pelos ritmos vivos do World Music, pela energia da música funk, incluindo também a música comunicativa do free jazz.

 As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros.  

Last, but not least: O Concerto Trumpet Ensemble Reunion! Já reconhecida como a rubrica mais inclusiva do FITA, este concerto reúne em palco Ensembles de Trompete oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé, mas não só! Para a edição de 2024, o Concerto Trumpet Ensemble Reunion tem reservada uma surpresa que promete revolucionar o panorama artístico nacional. Estejam portanto preparados para a apresentação exclusiva e em primeira mão, de um projeto de música de câmara para metais, em estreia absoluta!

Está ainda prevista uma conferência, ministrada por Dr. David Burt, a qual retratará todo um resultado da sua investigação e mais recente edição/publicação, da música escrita para a Charamela Real Portuguesa e evolução da sua história entre os séculos XVIII e XX.    

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

 

INSCRIÇÕES PARA AS MASTERCLASSES NESTE LINK. POR FAVOR SIGA AS INSTRUÇÕES DO FORMULÁRIO

CLUBE D’ CORDAS – REINICIO DE AULAS

“O Clube d’ Cordas” é um projeto da Casa da Cultura de Loulé, que promove aulas de música exclusivamente para instrumentos de cordas. Após o primeiro ano de atividade que foi pautado pelo sucesso as aulas regressam agora, após o período de férias.

O Clube d’ Cordas tem aulas para todas as idades nos instrumentos de Guitarra, Baixo, Violino e Ukulele.

Restam apenas algumas vagas.

CLUBE D’ CORDAS – REINICIO DE AULAS

OFICINAS DE BANDA DESENHADA

A Casa da Cultura de Loulé em parceria com a Terminal Studios está a promover oficinas gratuitas de banda desenhada. Estas ações irão decorrer na sede da associação (Rua 5 de Outubro nº 36) nos dias 17, 24 e 31 de Maio das 18:30h às 20:30h.

Os participantes poderão realizar uma única data ou a totalidade das 3.

Esta é uma atividade para maiores de 16 anos, que gostem / ou queiram aprofundar conhecimentos na área da BD. Não são necessários conhecimentos de desenho mas serão uma mais-valia. 

Com limite mínimo de 4 participantes por aula e máximo 10 esta atividade é totalmente gratuita mas exige a inscrição obrigatória através deste link.

OFICINAS DE BANDA DESENHADA CC LOULÉ

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL

A Casa da Cultura de Loulé, pretende relançar a oficina de Iniciação à Fotografia Digital, apresentando novo calendário.

Esta será uma oficina com uma forte componente prática, destinada a quem pretende iniciar-se na fotografia digital, ou para quem pretende conhecer e tirar o máximo partido da sua câmara fotográfica. Adquira as competências técnicas fundamentais da fotografia que lhe permitem o controlo da sua câmara, conheça técnicas fotográficas e expanda a sua criatividade.

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL

 

Mais informações e formulário de inscrição através deste link.

Datas: 21, 28 Maio 4 de Junho

Horário: 13h:30 – 18h:30

Requisitos: Câmara fotográfica com modo manual.

Duração: 15h. 

Valor: 150€

Formador: Paulo Côrte-Real, fotógrafo com vasta experiência, docente e formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

COM PASSO DE ESCRITA PALAVRAS QUE HABITAM A CIDADE

Cartaz - COM PASSO DE ESCRITA PALAVRAS QUE HABITAM A CIDADE

Um percurso de escrita criativa e intuitiva, guiada pela artista e escritora Maria Adelaide Fonseca

 

“O olhar percorre as ruas como páginas escritas…” Italo Calvino em Cidades Invisíveis.

 

O encontro de cada um com as palavras que habitam a cidade. Palavras estas que ao ressoarem com o nosso património interno fazem-nos o convite para que as escrevamos de uma forma sensível. Este é o mote para a oficina Com Passo de Escrita, que pretende levar a vivenciar a cidade de uma forma única. As ruas, as lojas, as pessoas, os detalhes, a arquitetura, a arte, os sentidos, as sensações e as cores serão pontos de partida inspiradores para descobrir a cidade na ponta duma caneta. 

A artista e escritora Maria Adelaide Fonseca conduzirá este percurso especial, promovido pela Bolota-Criatividade em Movimento com o apoio da Casa da Cultura de Loulé. INSCRIÇÕES NESTE LINK

 

Dia: 22 de Abril 2023

Hora: 16h00

Ponto de encontro: Em frente à sede da Casa da Cultura de Loulé

Material: Caneta(s) e caderno de capa dura, para ser possível escrever facilmente em pé. Calçado confortável.

Duração: 1h30min

Objetivos:

- Conhecer, experimentar e descobrir as potencialidades da escrita criativa e intuitiva

- Vivenciar a cidade de forma criativa e única

 

Destinatários:

- A partir dos 16 anos e domínio da língua portuguesa;

- Para quem gosta de escrever e secretamente, ou não, escreveu ou ainda escreve em diários, folhas avulsas, notas e rabiscos;

- Para quem acha que não tem jeito nenhum para a escrita, mas gostaria de desbloquear essa área, através dum processo criativo e intuitivo;

- Para quem quer fruir da cidade de uma forma criativa e intuitiva;

- Para quem é curioso pelo processo criativo e intuitivo.

Páginas

Subscribe to RSS - Formação